COMET- Parte II



"É muito importante que os médicos  avaliem de forma pessoal  uma imagem laringo-estroboscópica , cada vez mais é necessário que cada detalhe da biomecânica da prega vocal seja muito bem avaliada, como uma forma de prevenir problemas vocais futuros.

As pregas vocais precisam de uma flexibilidade moderada para que não haja distúrbios hipo dimensionais ou hiperdimensionais, sendo muito importante uma boa avaliação com relação a isto para compreensão de uma voz alterada."
Ronald Baker

"O canto da Mongólia é semelhante a voz do Hard Rock ( rock pesado) e a efeitos distorcidos do canto popular em geral. Estes sons são provenientes de uma modulação, um ajuste diferente da fonte glótica para vibração vestibular, o que quer dizer que, nestes sons, ocorre a vibração das pregas vestibulares, também chamadas de bandas ventriculares ou  falsas pregas, e das pregas vocais. Estudos mostraram que há uma produção vibratória em dois níveis diferentes."
 Per Ake Lindestad - Johan Sundberg- Daniel Zangger Borch

"O Vibrato é um fenômeno aprendido e varia de estilo. Nele, há uma modulação periódica da frequência e da amplitude. Adiciona a voz maior flexibilidade e riqueza. Existem vibratos que variam só  a frequência e outros a intensidade. A velocidade do vibrato também varia e isto será importante para definirmos sua qualidade."
Ofer Amir- Irit Ronem e Noam Amir

"Todo o corpo é um instrumento vocal."
 A Voz é o espelho da personalidade. A voz pode ser considerada o resultado da interação de diversos fatores com o ambiente. Um bom médico estuda a personalidade do paciente além de estudar sua doença.  É importante avaliar os aspectos emocionais, como ansiedade, medo, perda, exaustão, depressão. O estilo de   vida pode ser danoso ao cantor.O hábito vocal pode ser ruim, a sobrecarga vocal sempre precisa ser considerada. Existe um trabalho a ser desenvolvido de forma muito ampla para que a saúde vocal de um cantor seja mantida. Porque o canto está sendo patogênico? Qual a relação de Carga e Capacidade? É necessário que haja um equilíbrio entre estes dois pontos."
Felix de Jonge