COMET - Simpósio de voz em Sampa

Com muita satisfação, estive no COMET- Simpósio Internacional realizado pelo CEV, o Centro de Estudos da Voz em São Paulo, nos dias 13,14 e 15 de Abril, o mês da Voz. Fui acompanhada da minha amiga e parceira, a fonoaudióloga Marriet Pires.

Vou postar aqui alguns pontos importantes de tudo o que foi falado lá, claro que o conteúdo foi significativo e seria muito extenso, por isso, prefiro chamar esta postagem de um pequeno resumo do que vi e ouvi lá.


PARTE I-Cuidados com a Voz

O DR. John Rubin citou ter uma equipe de diagnósticos para avaliação e tratamento dos cantores, com fonos, otorrinolaringologistas,psicoterapeutas,professor de canto, dentre outros e que vê  a importância do papel do laringologista como o de um detetive.
Existe uma relação emocional-física importante nos problemas da voz, por isso é muito importante ouvir o que o cantor tem a dizer e considerar.
Um dos maiores problemas de hoje em dia é o de gerenciamento de tempo, o que causa um grande nível de stress.Cantores a "mil por hora" são grandes candidatos aos problemas vocais.
O stress causa várias doenças e também é um vilão para a voz. Ele tem efeito sobre os músculos do pescoço, trazendo rigidez e alterando a produção da voz.

Fatores agressivos- causam vozes cansadas, com passagens alteradas, quebras e etc.
Tosses
Asma e Alergias em geral
cigarros
cafeína em excesso
gritos
sensibilidade a gelo seco ( palco)
Rotina pesada de trabalho Vocal

Foi recomendado:

Boa ingesta hídrica
Refeições saudáveis
Dormir bem
Evitar desgaste com más estruturas de som
Não se automedicar
Ter uma boa equipe clínica e um bom professor de canto
Estar atento a problemas vocais multifatoriais e tratá-los

Ele ressaltou que dormir bem é muito importante, pois quando não dormimos direito abaixamos o nível de seretonina, que causa a depressão.


Escola Musicanto
escolamusicanto.com.br
2621-3834