A voz do intérprete nas disputas de samba-enredo



Por Isabel Monteiro*

Fico pensando nos intérpretes. É uma tarefa árdua para aqueles que, em sua maioria, são representantes de escolas como “VOZ OFICIAL”, mas que nas disputas de samba podem emprestar suas vozes para diversas escolas. Penso nas letras, nas melodias, nas pegadas, nas viradas, na finalização etc. “A voz”, a articulação, os sons de apoio…

Nessa experiência, notamos que muitos têm um absurdo desgaste vocal, pois são capazes de no mesmo dia defender três sambas concorrentes em diferentes locais. Primeira constatação que podemos notar é a desenvoltura, a representatividade, a energia que muitos intérpretes passam nas suas apresentações, isso em tese explica-se porque se tornam figurinhas fáceis nas disputas. Em se tratando do seu instrumento de trabalho, não podemos deixar de falar que, além da expressividade geral, temos a expressividade oral e harmônica diferenciadas onde encontramos pegadas diferentes, modulações diferentes, extensões variadas, o que pode vir a prejudicar aquele que não estiver preparado ou em sintonia com o samba. Nessas disputas, ressaltamos que o grupo de apoio (staff vocal) é fundamental, pois eles são a base de sustentação do intérprete principal e que por esta correria a harmonia das vozes, a escolha certa deste apoio pode elevar ou prejudicar o samba. Quando passam as eliminatórias e chega a grande final o nível de carga de estresse é altíssimo e deve ser acompanhado de perto pelas escolas, já que após este período, os intérpretes voltam às suas origens, ou seja, suas escolas de samba onde são intérpretes oficiais. Inicia-se o processo de gravação do CD oficial, muitos não têm tempo para preparo desta gravação, o que pode causar destempero entre a obra e o executor. Pós-gravação intensificam-se os ensaios para ajustes do samba, procurando o equilíbrio entre bateria, intérprete oficial e apoio somados aos desfilantes.

A Fonoaudiologia vem confirmando que, para este seleto grupo de profissionais da voz, a cada dia, é necessário o entendimento e a internalização de conceitos inerentes aos cuidados com a voz, a dinâmica corporal e tudo que diz respeito à qualidade de apresentação e à qualidade de vida, já que muitos vivem e sobrevivem desta atividade laboral. Importante associar sempre que possível, o trabalho fonoaudiológico em parceria a um professor de canto. Em outros tempos, ouvia-se de muitos que “a voz vem de Deus” e enquanto ele deixar eu estou aí pra usar. Hoje, o discurso é outro, além de a voz ser de Deus, muitos relatam “preciso cuidar para não falhar”. Com a globalização do carnaval, esse é o mote em questão, onde cada vez mais para se manter ativo neste trabalho, há de se convir que somente aqueles de comprometimento, de responsabilidade e credibilidade conseguem permanecer nesta categoria. Certificamos que a voz é um dos meios de garantia neste grupo, que somados a empatia, o carisma, a desenvoltura, ou seja, a união de voz com seus atributos de espaço cênico, expressividade oral, expressividades verbal e não verbal propicia um êxtase visual, auditivo e que traduzem a essência do carnaval brasileiro, hoje considerado ser uma ”ópera a céu aberto”.

Abaixo, algumas orientações de cuidados com a voz para intérpretes de samba-enredo:

Água mineral (climatizada). Beber em goles;
Procure dormir, pois o sono é regulador saudável da voz;
Alimentos leves, de preferência sem gordura;
Evitar consumo de bebidas alcoólicas;
Evitar fumo;
Usar roupas e sapatos confortáveis. (Ter sempre uma camisa sobressalente após uso numa disputa de samba);
Realizar aquecimento e desaquecimento vocal;
Usar apoio visual com os integrantes ( intérprete e equipe de apoio);
Usar e monitorar a voz de retorno;
Se possível procure adquirir um microfone próprio – menos riscos de infecção e outros prejuízos. (biossegurança); e
Entre uma apresentação e outra procurar falar menos, beber água.
Obs.:
Em caso de resfriados e/ou processos alérgicos das vias aéreas superiores procure um especialista (médico otorrinolaringologista) para uma avaliação e auxilio medicamentoso. Nesses casos, até o momento da apresentação procure fazer repouso vocal;
Procurar um Fonaoudiólogo para – avaliação, orientação, treinamento, tratamento etc; e
Procurar um professor de canto para avaliação, orientação e treinamento.

* Isabel de Godoys Monteiro Gomes é fonoaudióloga especialista em voz (CEV- SP), professora universitária, pesquisadora, responsável pelo Projeto Voz e Saúde Vocal no Mundo do Samba-Enredo Carioca.

Extraído de obatuque.com