
Outro dia eu estava conversando com uma amiga sobre o quanto estudar canto é bom demais, para os cantores e para os não cantores. Diferente do que muitas pessoas pensam, estudar canto não é só coisa pra cantores. Muitos relutam em procurar um curso de canto só porque não sabem cantar. Este é um conceito errôneo, afinal o estudo do canto oferece muitos benefícios para o estudante, seja ele dotado de um talento artístico ou não.
É bem verdade que os cantores necessitam mesmo das aulas de canto porque o treino (bem feito) da técnica vocal dá as pregas vocais flexibilidade e resistência. Reduz o esforço para o uso da voz, dando saúde e longevidade vocal. Traz conscientização da sua própria voz, melhorando o controle e dando espaço a uma interpretação mais intensa. Melhora a afinação e traz segurança ao cantor.
Mas, saindo do universo dos cantores, existem outros profissionais da voz que podem beneficiar-sem das aulas de canto.Professores, operadores de telemarketing, vendedores, advogados... Pessoas que tem a voz como instrumento de trabalho também, teriam nas aulas de canto, uma agradável maneira de "trabalhar" a musculatura da laringe. Com a avaliação devida do médico otorrinolaringologista e do profissional fonoaudiólogo, esses profissionais podem ter no canto um auxílio na prevenção de lesões.
Abrindo mais o leque, a aula de canto é também um ambiente terapêutico. Segundo médicos, psicólogos e os próprios alunos, o exercício musical através do canto ajuda no alívio das tensões do stress do dia a dia. É também um coadjuvante no tratamento de algumas patologias.
Além de tudo isso, o estudo do canto estimula a memória, coordenação motora, disciplina, sensibilidade, postura e autoconfiança.
Você ainda tem dúvidas se deve ou não estudar canto?
Eu não tenho nenhuma!!!!!!!!
Vívian Veríssimo
Professora de canto popular
26213834 30212607
MusiCanto Academia de Artes
www.musicantoartes.com.br
Blog de novidades musicantoblog.blogspot.com