O que é Voz?



Extrádo do site Saúde Vocal www.saudevocal.com.br


A voz humana é uma característica intrínseca da espécie. Seu desenvolvimento acompanha o próprio desenvolvimento do ser humano, variando de acordo com a idade, aspectos biológicos, psicológicos e sociais, e por isso, a voz pode ser considerada um fator de identidade individual e uma importante ferramenta da Comunicação.


Primeiramente, as estruturas relacionadas à produção da voz foram designadas para realizar as funções de Respiração e Digestão.

Tais estruturas se relacionam à mastigação, deglutição (ato de engolir) e a respiração.


E que estruturas são essas?

Essas estruturas, que juntas formam o Trato Vocal, são: faringe, laringe, cavidade nasal e cavidade oral (boca, língua, bochechas e dentes).

O trato vocal é um tubo flexível limitado entre as Pregas Vocais, conhecidas comumente por Cordas Vocais, até os lábios e as narinas.

No trato vocal ocorre a passagem de ar em alta velocidade, advindo dos pulmões, através da respiração, criando uma pressão negativa entre suas paredes, o que gera a aproximação de estruturas flexíveis entre si, as pregas vocais, que entram em vibração, resultando numa onda sonora - a Voz.

Esse som inicialmente produzido pelas pregas vocais é bastante simples, no entanto, é constantemente modificado pelo sistema de ressonância do trato vocal e pelas estruturas que o compõem e estão envolvidas na articulação das palavras.

Psicodinâmica Vocal



Como você usa sua voz?
Qual é a característica marcante da sua voz?

Tais perguntas não são tão incomuns, pois quem nunca já reconheceu outra pessoa pela voz, ou até mesmo comentou que a voz de um colega parecia trêmula, o que era estranho, por se tratar de alguém cuja voz é forte.

Esse pensamento inicial leva para um assunto chamado Psicodinâmica Vocal.

A Psicodinâmica vocal é o padrão de voz de uma pessoa num determinado momento, ou, a característica predominante de sua voz, é o seu perfil de voz.

O padrão de voz é aquele que remete ao seguinte pensamento:
"Ouça esta voz, não parece que a pessoa está cansada?" "A voz daquela senhora me transmite calma, já a de sua irmã, me deixa agitado!"

Conceitualmente, a Psicodinâmica Vocal é a leitura da voz e do seu efeito sobre os ouvintes, que identificam algumas características da qualidade vocal, nem sempre conhecidas por aquele que produz a voz, cujo perfil vocal, em geral, é condicionado por vivências pessoais.

Pense agora, como é sua voz?
Alta, baixa, chorosa, chata, confiante, comum...

Quando sua voz fica diferente?
Quando tenso, alegre, cansado...

O que ela transmite:
Fragilidade, descontrole, alegria, animação, arrogância...

Extrádo do site Saúde Vocal www.saudevocal.com.br